Post by Repu on May 3, 2022 22:52:10 GMT -3

mendigodaesquina (ou mde para alguns) é moderador da sala Português desde janeiro, além de ser um perito quando o assunto é roteiro para histórias. Confira a entrevista concedida à Folha Navalha:

mendigodaesquina: Boa noite! Estou, com certeza. ^^
Repu: Ótimo! Vamos começar com uma pergunta simples: mde, como você conheceu o Pokémon Showdown?
mendigodaesquina: Faz bastante tempo. Provavelmente, estava procurando "jogos de Pokémon" no Google quando era uma criança bobinha e apaixonada pelo anime e pelos jogos e acabei aqui, por volta do final de 2012. Eu devia ter uns oito anos na época, mas só comecei a frequentar a sala portuguesa em 2015.
Repu: Ora, já tem bastante tempo de casa então. Falando nos jogos já que mencionou, be7 perguntou: que jogo dos monstros de bolso mais marcou a sua vida?
mendigodaesquina: Vai ser muito difícil escolher um kkkkk. Da série principal, White, mesmo não sendo o primeiro que joguei, me marcou bastante pela representação de reinício e, como não acompanhava leaks na época, tudo era novidade pra mim. Sou muito apaixonado pelos spin-offs também, como Stadium, Mystery Dungeon ou Snap, mas desses adorei Pokémon Conquest desde o primeiro minuto de gameplay; sua representação da ligação entre treinador e Pokémon e sua gameplay estratégica me conquistou imediatamente.
Repu: Suponho então que seja um fã de RPGs de estratégia, como Fire Emblem e afins?
mendigodaesquina: Não me diria fã, mas são gêneros que me agradam.
Repu: Isso vem a calhar para nossa próxima pergunta, mas o que você gosta de jogar além de Pokémon?
mendigodaesquina: Gosto bastante das franquias da Nintendo por influência do meu irmão, então gosto bastante dos jogos de Metroid, Zelda e Advance Wars. Saindo da Nintendo, curto Final Fantasy, Sonic, Danganronpa e até Angry Birds: sou bem eclético quando o assunto é entretenimento.
Repu: Realmente, têm uns gêneros de jogos bem variados aí. Ainda na área de entretenimento, o que você gosta de assistir?
mendigodaesquina: Todo mundo me conhece por gostar de anime e não posso negar que realmente gosto, mas assisto de tudo um pouco, séries, filmes, desenhos e novelas da Globo. Por algum motivo, tenho um estranho gosto por filmes Slasher.
Repu: Filmes Slasher? Poderia falar um pouco mais disso?
mendigodaesquina: É um subgênero do terror/suspense onde há um assassino querendo matar um grupo de pessoas aleatórias. Acredito que gosto de como esse gênero, geralmente, extrapola os limites do aceitável quando se constrói um roteiro, mesmo querendo transmitir uma trama séria, então personagens fazendo coisas imbecis não são incomuns.
Repu: Acho uma perspectiva interessante. Depois de ouvir isso dá até vontade de ir mais a fundo no assunto.
Repu: Mas, continuando, você disse que o pessoal te conhece por gostar de animes. Dito isso, ZacWeavile perguntou: poderia nos dizer 5 animes bons que você recomendaria?
mendigodaesquina: Não são meus favoritos, mas são 5 que acho interessantes para recomendação:
Rainbow: Nisha Rokubou no Shichinin - Uma forma de abordar os temas de lealdade, amizade e esperança sem seguir o padrão estabelecido;
Hinamatsuri - Morri de rir disso, então pelo menos algumas risadas vocês vão conseguir kkkkk;
Konjiki no Gash Bell - É meu shounen favorito pra vocês que gostam de lutinhas legais;
Ping Pong, the animation - Gosto de animes de esporte, mas é difícil recomendar algum. Quase sempre pela quantidade de episódios necessários para aprofundar a trama, mas Ping Pong é feito sob medida e consegue se manter incrível mesmo assim.
Por fim, Uchuu Kyoudai - Uma mensagem incrível, ótimos personagens e subtramas; não vão se arrepender. 99 episódios são menos do que parece.
Repu: Nossa, não tinha ouvido falar da maioria desses, mas alguns já me despertaram o interesse.
Repu: Por sinal, um dos nomes dessa lista me chamou a atenção e inclusive está em uma de nossas perguntas. MyPearl perguntou: qual você considera o pior arco em Gash Bell e o que você mudaria para resolver isso?
mendigodaesquina: A própria parte inicial do mangá/anime sofre com um probleminha, que é basicamente uma "fila" de inimigos onde o Gash, protagonista, derrota de um por um. É um método meio batido para desenvolver a trama, mas não acredito que chega a ser ruim. Bastava diminuir a quantidade de oponentes, ou pelo menos dar mais importância na história a eles, que seria um início mais agradável.
Repu: Pelo visto não deu pra fugir um pouco da fórmula de corredor de lutas. Saindo um pouco já desse assunto, que tipo de música você gosta de ouvir?
mendigodaesquina: Também sou bem generalista quanto a música, então escuto de tudo um pouco, mas, principalmente, MPB e Rock nacional. Gosto de umas músicas japonesas também, só não me dou muito bem com Rap e Funk.
Repu: Gostaria de fazer alguma recomendação aos nossos leitores?
mendigodaesquina: Uma rapidinha: escutem Cássia Eller, é muito bom.
Repu: Apoio. E, por sinal, você tem algum trabalho na vida real?
mendigodaesquina: Não, atualmente só faço faculdade.
Repu: Isso se encaixa bem na nossa próxima pergunta. Como você é ou foi em relação aos estudos?
mendigodaesquina: Na escola eu era aquele aluno que preferia prestar atenção na aula do que estudar em casa, então dificilmente estudava para as provas, mas me saia bem mesmo assim. Infelizmente, essa estratégia não era boa sempre, de vez em quando saíam umas notas baixas, principalmente em sociologia e literatura, matérias que eu desgostava.
Repu: Fico surpreso que você desgostava de literatura. Poderia falar um pouco sobre?
mendigodaesquina: Como matéria escolar, eu não gostava do professor falando várias características específicas de vários autores, movimentos e escolas literárias, então acabava por deixar de lado as explicações pra conversar com meus amigos. As consequências vieram, mas a parte gramatical e de produção textual da língua portuguesa nunca me deixaram ficar de recuperação.
Repu: Entendo. Agora me diz, mde: o que mais te chateia em geral?
mendigodaesquina: É muito difícil eu me chatear com alguém, só traindo minha confiança pra isso, coisa que nunca aconteceu. Mas há as coisas simples que, não chegam a me chatear, mas podem me irritar: atrasos, trânsito e a cachorra da vizinha fazendo as necessidades na minha porta.
Repu: Essa última em particular parece ser bem chata mesmo. :x
Repu: Bom, a partir de agora nós estaremos focando nas perguntas do público. Está pronto?
mendigodaesquina: Estou, sim. B)
Repu: Muito bem, vamos lá! Necrozmancer perguntou: quais são seus Pokémon e jogos da franquia favoritos?
mendigodaesquina: De Pokémon fico com Chatot, Turtwig e Tornadus-Therian (não gosto do Incarnate). Os dois primeiros por serem fofos e o último por eu gostar de usar principalmente no competitivo. Já pros jogos, fico com Black/White 2, Conquest e Mystery Dungeon Red/Blue Rescue Team.
Repu: Agora vamos com uma pergunta de Dedo Dedo: qual Pokémon você acha que seria capaz de ajudar os moradores de rua no Brasil e como ele faria isso?
mendigodaesquina: Que pergunta... intrigante. Acredito que depende da ajuda em si: se for para ajudar a mendigar, Meowth seria perfeito, catando moedas pelos lugares que passa. Mas, se for para tirá-los dessa situação, infelizmente é um problema social em que bichinhos fofos não poderão ajudar muito.
Repu: Hacchi-san perguntou: como você criou o seu nick? Tem algum motivo por trás dele?
mendigodaesquina: Para infelicidade de muitos, esse nick é algo totalmente aleatório, criado com um simples pensamento de "preciso de um novo nome, meu atual é horrível". Mas gosto da sigla mde, então mantive até hoje. =)
Repu: E qual era seu nickname antigo?
mendigodaesquina: Imagine uma criança de 8 anos com um computador tendo que escolher um nome para outras pessoas a reconhecerem: surgiu o the legend666.
Repu: Confesso que também acho que cê fez a decisão certa. Hisuian-saske perguntou: o que vocês imaginavam que seriam quando crescessem?
mendigodaesquina: Eu tinha um sonho de ser astrônomo quando meu interesse pelo universo ainda era alguma coisa, algo que deixei de lado. Já tive uns desejos de virar diplomata também, mas também foi algo que se perdeu. Hoje só procuro estabilidade.
Repu: E se você pudesse morar em outro país, qual seria? Pergunta de Skiry.
mendigodaesquina: Polônia, Áustria, Hungria ou República Checa. A história desses países é uma coisa que eu gostaria de me aprofundar mais, e morar lá seria uma boa oportunidade.
Repu: ReturnToMonkey perguntou: mde, qual sua nota pra Sono Bisque Doll e por que 10? Se disser menos que 9 é cult.
mendigodaesquina: Isso é péssimo, nota 2 no máximo.
Repu: Por que você vê anime e quando começou a fazer tal ato de desonra à sua família? Pergunta de rainbow hair.
mendigodaesquina: Boa pergunta. Assisto porque é um entretenimento que me agrada, tem um sentimento de comunidade envolvido também e fiz várias amizades por conta disso. Comecei a ver quando criança mesmo, mas nessa época só assistia o que passava na televisão. Comecei a procurar mais por conta própria no final de 2014. Não acho que seja uma desonra à minha família, considerando que metade dela também assiste.
Repu: Para fecharmos as perguntas do público, uma pergunta minha: mde, o que para você é mais importante em uma história?
mendigodaesquina: Sua capacidade de despertar sentimentos e transmitir mensagens, com bons personagens sendo um recurso fundamental para tal.
Repu: Gostaria de fazer alguma consideração final para nossos leitores?
mendigodaesquina: Sigam seus sonhos, assistam Uchuu Kyoudai e escutem Cássia Eller, uma boa noite a todos. :)